O psicólogo inicia os primeiros atendimentos com os pais ou responsáveis pela criança/adolescente para contextualizá-los sobre o acompanhamento terapêutico. O objetivo aqui é compreender as dificuldades observadas, bem como a estrutura e dinâmica dos diversos contextos nos quais a criança ou o adolescente estão inseridos. Estas informações são significativas e agregam grande valor à avaliação e tratamento, contribuindo para uma boa análise de como o desenvolvimento tem se dado até o momento.
Após a realização desses atendimentos, o psicólogo é apresentado à criança/adolescente e o foco passa ser direcionado para a criação do vínculo terapêutico, o qual se dá de maneira lúdica e criativa.
Sendo assim, o acompanhamento ocorre através de intervenções e orientações realizadas não apenas com o paciente em questão, mas também com os pais ou responsáveis, os quais participam ativamente da terapia recebendo orientações e auxiliando na "manutenção" dessas práticas que serão incorporadas à rotina do dia a dia. A terapia se torna então um processo educativo, envolvendo a família e todo o seu contexto.
Thaís Rueda Sgorlon e Equipe do IFTC
Psicóloga Clínica
Terapia Cognitivo Comportamental
Infância e Adolescência
CRP: 06/115918