A partir dos 15 anos, os adolescentes passam a ser mais estimulados pela escola, pela sociedade e até mesmo pela família a escolher uma profissão para seguir no futuro. Essa questão desperta muitas curiosidades e dúvidas frente à vasta oportunidade de profissões existentes no mercado.
Com a proximidade do vestibular e a finalização dos estudos no ensino médio, o processo decisório se torna ainda mais difícil para os adolescentes. As dúvidas sobre qual profissão seguir são muitas vezes, motivo de angústias, preocupações e ansiedade, podendo afetar de maneira significativa esta fase do desenvolvimento.
A orientação vocacional tem o objetivo de orientar os jovens a definir suas escolhas profissionais baseados no autoconhecimento, habilidades, interesses profissionais, aptidões e competências, reduzindo a possibilidade de escolhas prematuras e incompatíveis com seu perfil, que mais tarde possam vir a resultar em possíveis frustrações ou até mesmo no abandono do curso escolhido .
Dessa forma, a orientação vocacional torna-se um importante recurso para uma escolha profissional mais assertiva e bem sucedida com oportunidades de sucesso e realização profissional.
Thaís Rueda Sgorlon e Equipe do IFTC
Psicóloga Clínica
Terapia Cognitivo Comportamental
Infância e Adolescência
CRP: 06/115918